Evento, que tem duração de quatro meses, vai debater diversidade cultural.
A partir do próximo domingo, 9 de maio, tem início o "Fórum Barcelona 2004". O megaevento, que vai até 26 de setembro deste ano, vai discutir três grandes temas: desenvolvimento sustentável, diversidade cultural e condições para a paz. Através de exposições, espetáculos, mostras, jogos e debates, a cidade catalã vai ser sede de um dos maiores acontecimentos multiculturais do ano, tornando-se assim um novo e criativo espaço para refletir sobre os principais conflitos sociais e culturais que o mundo tem enfrentado neste século XXI.
Personalidades como Noam Chomsky, Umberto Eco, Paulo Coelho, José Saramago, o nosso presidente, Luis Inácio Lula da Silva e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton, estarão presentes aos painéis de discussão. Saúde, água, educação, conflitos armados, democracia, desenvolvimento, direitos humanos, energia e cidades são os principais temas abordados.
No lado cultural, 2.000 artistas, dentre os quais vale destacar Gilberto Gil, Fernada Abreu, Daniela Mercury, Norah Jones, Lenin Kravitz, 140 grupos musicais, 450 concertos, 109 companhias de teatro, 30 festivais temáticos, 20 exibições de circo e duas marchas diárias darão vida à praça do Fórum.
Acesse toda a programação no site http://www.barcelona2004.org (site em espanhol ou inglês).
+ Forum Barcelona 2004:
Conheça o que poderás viver no Fórum!
Vídeo: Fórum Barcelona 2004
(Windows Media)